sábado, 3 de março de 2007

LEI DE MURPHY

Tudo começou por volta de 1949, quando Edward A. Murphy, respeitável engenheiro que trabalhava com foguetes (não confundir com fogos de artifício), foi realizar um certo experimento.

O experimento em questão consistia em acoplar 16 peças em uma espécie de “cobaia”. Essas peças (sensores) tinham apenas duas formas de serem colocadas (uma certa e a outra errada), e adivinhem? O sujeito (estagiário???) responsável por preparar o experimento conseguiu colocar todas as 16 peças de forma errada.

Foi desse fato que surgiu o primeiro pronunciamento de Murphy: “Se há duas ou mais formas de fazer alguma coisa e uma das formas resultar em catástrofe, então alguém a fará.”

Gostaram da historinha? Não? Então só pra dizer que não desperdicei seu tempo à toa lendo esse texto até aqui, vou colocar algumas das mais famosas leis de Murphy (ou as mais engraçadas):

1. Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos.

2. A beleza está à flor da pele, mas a feiúra vai até o osso!

3. Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.

4. Tudo leva mais tempo do que todo o tempo que você tem disponível.

5. Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.

6. Se você perceber que uma coisa pode dar errada de 4 maneiras e conseguir driblá-las, uma quinta surgirá do nada.

7. Seja qual for o resultado, haverá sempre alguém para: a) interpretá-lo mal. b) falsificá-lo. c) dizer que já tinha previsto tudo em seu último relatório.

8. Quando um trabalho é mal feito, qualquer tentativa de melhorá-lo piora.

9. Acontecimentos infelizes sempre ocorrem em série.

10. Toda vez que se menciona alguma coisa: se é bom, acaba; se é mal, acontece.

11. Em qualquer fórmula, as constantes (especialmente as registradas nos manuais de engenharia) deverão ser consideradas variáveis.

12. As peças que exigem maior manutenção ficarão no local mais inacessível do aparelho.

13. Se você tem alguma coisa há muito tempo, pode jogar fora. Se você joga fora alguma coisa que tem há muito tempo, vai precisar dela logo, logo.

14. O modo mais rápido de se encontrar uma coisa é procurar outra. Você sempre encontra aquilo que não está procurando.

15. Quando te ligam: a) se você tem caneta não tem papel. b) se tem papel não tem caneta. c) se tem ambos ninguém liga.



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