terça-feira, 4 de março de 2008

a origem das piadas



- O Começo: (de 650 a.C à 601 a.C)As piadas foram inventadas pelo chinês Chen Vig Hom durante o século 650 a.C. Com o assassinato do inventor, sua filha pegou os manuscritos onde continham algumas amostras de piadas populares de hoje. filha, pensando ser alguma coisa valiosa, tentou vender para o padeiro português. Ele pareceu não gostar muito dos planos e ainda jogou os papéis na rua. Não se sabe como os papéis foram parar nas mãos do atual rei chinês. Por pura sorte, o rei gostou das piadas de português de Chen Vig Hom, então as piadas se espalharam na China com força total.

- O aperfeiçoamento: (de 600 a.C à 521 a.C)Já com uma certa popularidade, as piadas foram rapidamente se diversificando… O jovem inventor Viz ye Takao inventou as piadas de loiras no século 600 a.C. acompanhadas das piadas de pontinhos. Infelismente, Viz Zye Takao foi enforcado devido o fracasso das piadas de pontinho. 10 anos depois Tiw Con Riy conseguiu recuperar os manuscritos das piadas de pontinhos de seu pai e no século 580 a.C. ele lançou a primeira página de piadas do Geocities. Como o contador da página não subia, Tiw Con Riy ficou pobre e imigrou para o Japão, onde foi campeão de Sumô.

- O Mundo conhece a piada: (de 520 a.C à 321 a.C)Quando Tiw Con Riy imigra para o Japão, ele leva com ele todos os manuscritos e o segundo país do mundo conhece a piada. Esse fato foi bem triste, pois nosso amigo chinês foi pra cadeira elétrica no século 500 a.C. pois popularizou no Japão as piadas de japoneses. Um grupo de Japoneses turistas quando foram para Inglaterra, espalharam as piadas pela Europa, onde foi criada as piadas de cúmulo por John Mark Zew e as piadas de franceses por Louis XIV.

-Da Europa para os USA: (de 320 a.C à 1899 d.C)Já no século 320 a.C., os Vikings numa viagem por Miami, ensinaram aos Sioux as piadas de corno. E lá mesmo foi criado pelo Cacique, o imposto sobre a piada, onde cada um deveria pagar uma taxa de $100, por piada. O cacique, meses depois, foi acusado de usar o dinheiro para seu próprio bem, então foi criada a primeira CPI do mundo
.
-Enfim, ela chega no Brasil! (de 1900 d.C até hoje)Quando Charles Müller veio para o Brasil, ele usou alguns jornais que continham piadas para esconder as suas preciosas libras dos ladrões do Rio de Janeiro. Quando Müller chegou no Hotel, ele jogou as folhas de jornal pela janela e um mendigo achou-as e as usou como cobertor. O mendigo sem prestar atenção começou a ler aquelas folhas… Ele gostou tanto que no mesmo dia ligou para o Fantástico marcando uma matéria onde ele contaria “seu” novo invento. A Rede-Bobo comprou as folhas de jornais do mendigo, que com o dinheiro foi morar numa ilha do Pacífico. Se inspirando nos papéis, a Rede-Bobo lançou uma dúzia de novelas, que fizeram a emissora não quebrar até hoje.

- Tome nota:
* Em 1933 foi criada, no interior de Minas, as piadas de caipira.
* Foram mortos ao todo 13.479 pessoas por causa da piada (segundo pesquisa divulgada ontem pelo IBGE).
* Nas favelas cariocas, aconteceu as primeiras falsificações de piadas, onde os traficantes mudavam os personagens e o ambiente de uma piada já existente para fazer uma nova e vender ela para um panaca pelo dobro do preço.
* A palavra “piada” vem do latim: “Pyadas”, que quer dizer “história engraçada”
* A primeira piada do mundo foi de Adão para Eva:- O que é, o que é? Corre em pé e cai deitado???? A serpente de para-quedas!!(E para se vingar, a serpente deu a maçã envenenada para o casal)